GETox: Analítica

A toxicologia analítica desempenha um papel fundamental na identificação e quantificação de xenobióticos em diversas matrizes biológicas e não biológicas, sendo uma ferramenta essencial para áreas como toxicologia forense, ambiental, clínica, regulatória e experimental. Nos últimos anos, o cenário global tem evidenciado uma crescente demanda por análises mais precisas e rápidas, impulsionada pelo aumento exponencial no número de novas substâncias psicoativas, pelo impacto de contaminantes ambientais emergentes e pela complexidade dos casos de exposição à xenobióticos. Esses desafios exigem o desenvolvimento de metodologias avançadas e a capacitação de profissionais altamente qualificados. Assim, o Grupo Especializado em Toxicologia Analítica (GETox Analítica) da SBTox surge como uma resposta estratégica para atender a essas demandas, alinhando-se às prioridades globais de saúde pública, segurança química e sustentabilidade ambiental. 

Este grupo especializado permitirá o fortalecimento técnico e científico da toxicologia analítica, ao concentrar profissionais de diferentes setores e regiões para o desenvolvimento de soluções analíticas inovadoras, promovendo a capacitação de novas gerações de especialistas por meio de treinamentos e mentorias, e fomentando a aplicação de tecnologias emergentes, como espectrometria de massas de alta resolução, metabolômica e outras abordagens ômicas. Além disso, o GETox Analítica tem como um dos objetivos ampliar a representatividade da SBTox no cenário internacional, posicionando-a como referência técnica e científica, enquanto catalisa colaborações interinstitucionais e incentiva a produção científica de alta qualidade. 

Coordenadora: 

Profa. Dra. Sarah Eller (http://lattes.cnpq.br/5065573051212675

Graduada em Farmácia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em 2011. Obteve o mestrado (2014) e o doutorado (2018) em Toxicologia e Análises Toxicológicas na Universidade de São Paulo (USP).  A profa. Sarah é membro ativo de diferentes sociedades científicas, incluindo a Sociedade Brasileira de Toxicologia (2013 – presente; posição de vice-presidente, 2022 – 2024 e secretária-geral, 2024-2026); The International Association of Forensic Toxicologists (2015 – presente); a Society of Forensic Toxicology (2017 – presente) e Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (2012 – presente). Atualmente é coordenadora do Grupo Especializado em Toxicologia Analítica (GETox Analítica) da SBTox. Seu primeiro Congresso Brasileiro de Toxicologia foi em 2013 em Porto Alegre. A Dra. Eller tem experiência em toxicologia analítica e clínica, tendo publicado mais de 60 manuscritos em periódicos de alto impacto. Atualmente, ela atua como professora adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre com atividades. Integra ainda o Grupo de Pesquisa em Espectrometria de Massas. Tem experiência na área de toxicologia analítica, com ênfase em técnicas de preparo de amostras, validação de métodos analíticos e incerteza de medição.

Vice-coordenador: 

Prof. Dr. Tiago Franco de Oliveira (http://lattes.cnpq.br/0040291517754373

Possui Bacharelado em Ciências Biomédicas (2007), Doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas (2012) e Pós-Doutorado em Toxicologia (2013-2017). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), atuando na área de Toxicologia Analítica, Ambiental, Forense e Social. Na UFCSPA, exerceu os cargos de Chefe do Departamento de Farmacociências (2019-2022) e Vice-Coordenador do Curso Superior Tecnológico em Toxicologia Analítica (2019-2022). Atualmente, é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPG-CSAU), programa conceito CAPES 5, além de líder do Grupo de Pesquisa em Espectrometria de Massas da UFCSPA. Foi Membro Diretor (2011-2019) e Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) (2020-2022). Além disso, presidiu o XXI Congresso Brasileiro de Toxicologia (Águas de Lindóia, 2019) e o XXI Congresso Brasileiro de Toxicologia (Rio de Janeiro, 2024). É membro ativo da Sociedade Brasileira de Toxicologia (desde 2009), da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (desde 2011) e da The International Association of Forensic Toxicologists (TIAFT, desde 2017). Desenvolve pesquisas na área de Espectrometria de Massas aplicada à Toxicologia, com diversas colaborações nacionais e internacionais, incluindo parcerias com o John Jay College of Criminal Justice (EUA), Maastricht University (Países Baixos), Universidad de la República (Uruguai) e a The European Union Drugs Agency (EUDA, União Europeia).

 

Membros:

Prof. Dr. José Luiz da Costa (http://lattes.cnpq.br/9846018023731358)

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (2001), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Química (Química Analítica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2008), e pós-doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2010) e pelo National Institute on Drug Abuse (NIDA-NIH, Baltimore, MD, EUA, 20132014). Obteve o título de Livre-Docente pela Universidade Estadual de Campinas em 2022. Atuou como Perito Criminal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo entre 2002 e 2016, e como Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) no biênio 2012/2013. Atualmente é Professor Associado MS-5.1 da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde exerce também a função de Assessor Docente de Gabinete da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e de Coordenador Executivo do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas). Entre maio de 2022 e maio de 2025, atuou como Assessor Docente de Gabinete da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC). É docente responsável pelo Laboratório de Toxicologia Analítica, pelo grupo de pesquisa @Toxicologia-Unicamp e pela Liga Acadêmica de Toxicologia (LACTOX) da UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Toxicologia e Química Analítica Instrumental, com ênfase em análises toxicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicologia clínica e forense, análise de drogas de abuso, fármacos e praguicidas, técnicas cromatográficas em fase gasosa e líquida (cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência), eletroforese capilar e espectrometria de massas aplicada às análises de interesse clínico e forense. Destaca-se, ainda, por sua atuação na identificação, investigação dos efeitos toxicológicos e estudos de metabolismo de Novas Substâncias Psicoativas (NSPs), empregando modelos experimentais in vitro e in vivo, com ênfase em abordagens integradas para fins clínicos, forenses e regulatórios. 

 

Prof. Dr. Eduardo Geraldo Campos (http://lattes.cnpq.br/9291662193127662)

Professor na Sam Houston State University, nos Estados Unidos. Bacharel em Química com Habilitação em Química Forense (2013) e Mestre em Ciências – Programa: Química (2016) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências – Programa: Química (2020) pela FFCLRP, com período sanduíche nos EUA, no Center for Forensic Science Research and Education (Willow Grove, PA). Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP de janeiro a julho de 2021, e pós-doutorado na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP entre outubro e dezembro de 2021. Possui experiência na área de Toxicologia e Química Forenses de drogas ilícitas e novas substâncias psicoativas, com interesse no desenvolvimento e validação de métodos analíticos para determinação de drogas ilícitas/novas substâncias psicoativas em amostras biológicas e não-biológicas empregando GC-MS, GC-MS/MS e LC-MS/MS, estudos in silico de novas substâncias psicoativas e investigação de metais em produtos comerciais contendo canabinoides.

 

Prof. Dr. Mauricio Yonamine (http://lattes.cnpq.br/2665536223113975)

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, Coordenador Adjunto do Comitê de Ética em Pesquisa da FCF/USP, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Interunidades ICB/FCF Mestrado Profissional Inovação em Diagnóstico e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos e Presidente do Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massas (LMEM), vinculado ao USPMulti. Membro da The International Association of Forensic Toxicologists (TIAFT). Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia SBTOx (gestão 2016-2019), Coordenador do CEP-FCF-USP (2013-2016 e 2019-2022), Diretor do Laboratório de Análises Toxicológicas (2007-2016), Vice-Chefe do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (2018-2020), Coordenador do PPG em Toxicologia e Análises Toxicológicas (2016-2019) e Presidente e Vice-Presidente da CPG-FCF-USP (2020-2022 e 2023-2024). 

 

Dr. Rafael Lanaro (http://lattes.cnpq.br/5779909914319759)

Farmacêutico, graduado em Ciências Farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004), com especialização em Toxicologia Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Possui Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2008) e Doutorado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (2023). Atualmente, é Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) gestão 2024-2026, Membro do Grupo de Toxicologia do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Membro do Comitê de Novas Substâncias Psicoativas da The International Association of Forensic Toxicologists (TIAFT). Atua também como Professor nos cursos de Pós-Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz, IEPG e como Farmacêutico do Laboratório de Toxicologia Analítica do Centro de Informações e Assistência Toxicológica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (CIATox Campinas). Possui ampla experiência em Toxicologia Clínica e Análises Toxicológicas de Urgência e Emergência, com ênfase na identificação de fármacos, drogas de abuso, novas substâncias psicoativas e praguicidas em diversas matrizes biológicas e não biológicas. Seus principais campos de atuação incluem análises de urgência, cromatografia gasosa e líquida, espectrometria de massas, validação de métodos analíticos, toxicologia forense, clínica e analítica.

 

Prof. Dr. Rafael Linden (http://lattes.cnpq.br/6036320391106370)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Biomedicina pela Universidade Feevale, mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular da Universidade Feevale, nos cursos de graduação em Farmácia, Biomedicina e Medicina, atuando também como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas, no qual foi coordenador entre 2016 e 2021. É líder do grupo de pesquisa em Bioanálises da Universidade Feevale. Foi secretário geral da Sociedade Brasileira de Toxicologia e chairman do Alternative Sampling Committee da International Association of Therapeutic Drug Monitoring and Clinical Toxicology (IATDMCT) entre 2019 e 2023, tendo presidido o congresso mundial da IATDMCT de 2019. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq na área de Farmácia, subárea de avaliação e análise toxicológica. Tem experiência na área de análises toxicológicas, monitoramento terapêutico de fármacos, farmacogenética e toxicologia forense. Atua no desenvolvimento e validação de métodos bioanalíticos aplicados ao diagnóstico da exposição a toxicantes diversos e no monitoramento terapêutico de fármacos.