GETox Clínica
O Grupo Especializado de Toxicologia Clínica) da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) tem como objetivo promover a integração de conhecimentos e a colaboração entre profissionais que atuam no atendimento, diagnóstico e tratamento de intoxicações humanas. O GETox Clínica busca fortalecer a Toxicologia Clínica como área essencial para a saúde pública, contribuindo para a padronização de condutas, capacitação profissional e desenvolvimento de estratégias para prevenção e manejo de intoxicações. Além disso, o grupo visa fomentar a pesquisa, apoiar a criação de diretrizes e estimular a troca de experiências entre Centros de Informação Toxicológica (CIATox) e demais instituições, promovendo ações que impactem positivamente na assistência aos pacientes intoxicados e na formulação de políticas públicas.
Coordenadora: Dra. Flávia Neri Meira de Oliveira
Vice – coordenadora: Dra.Prf. Vania Cristina Rodriguez Salazar – NEPET-UFG
Membros:
Dra.Prf. Andrea Franco Amoras Magalhães
Dr.Prf. Luiz Carlos da Cunha – NEPET-UFG
Dra.Prf. Carla Danielle Dias Costa – NEPET-UFG
Dra.Sandra de Nazaré Costa Monteiro – CIATox-DF
Vilma Del’ Lama – CIATox-DF
MS. Debora Bandeira
Dra. Prf. Sayonara Fook
Coordenadora: Dra. Flávia Neri Meira de Oliveira
Possui graduação em Farmácia (2003) com habilitação em Análises Clínicas (2005), especialização em Farmácia Magistral (2005), mestrado em Ciências Farmacêuticas (2007) e doutorado em Ciências da Saúde (2014) pela Universidade Federal de Goiás. Iniciou sua carreira profissional atuando em drogaria e laboratório de análises clínicas (2004-2008). Exerceu a função de professora nas áreas de Tecnologia Farmacêutica, Controle de Qualidade Microbiológico, Farmacotécnica e Cosmetologia nas Faculdades União de Goiás (2009-2011), Faculdade de Ceres (2009) e Faculdade de Montes Belos (2010). Trabalhou na empresa Advance Pharma no desenvolvimento farmacotécnico (2009-2011). Foi servidora efetiva na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (2009-2010), exercendo o cargo de Analista Ambiental. Também atuou no Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (2010 a 2012). Possui vínculo como servidora efetiva da Secretaria de Estado da Saúde, do Distrito Federal, onde atuou nos laboratórios de análises clínicas e toxicológicas no Hospital Regional de Brazlândia e UPA de Sobradinho. Atualmente está lotada no Centro de Informação e Assistência Toxicológica, atuando em toxicologia clínica, análise de dados dos atendimentos em toxicologia com orientação de trabalhos científicos. Na Força Aérea Brasileira exerce a função de Tenente Farmacêutica, desenvolvendo atividades em análises clínicas e toxicológicas. Atualmente, compõe a diretoria da Sociedade Brasileira de Toxicologia.
Vice coordenadora: Prof. Dra. Vania Cristina Rodríguez Salazar
Professora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Faculdade da Polícia Militar e no Instituto de Pós-graduação e graduação (IPOG). Possui graduação em Bioquímica pela Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (2001), mestrado (2007) e doutorado (2011) em toxicologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade de São Paulo (2011-2012) e pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás no Núcleo de Estudos e Pesquisas Fármaco-toxicológicas. Ministrou as disciplinas de toxicologia geral e aplicada, fundamentos de toxicologia, análises toxicológicas, farmacologia, bioética e biossegurança, enzimologia, química geral e orgânica, bioquímica, imunologia, biociências, imunologia, metodologia científica aplicada a odontologia, estágio em Saúde Pública, estágio em Farmácia Hospitalar, estágio em drogaria, estágio em Farmácia de Manipulação, estágio em Sistema Único de Saúde, estágio em Gestão e Educação em Saúde. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Toxicologia e Análises toxicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: cianobactérias, Anabaena, anatoxina, cianotoxinas, GC-MS, SPME, SPE, métodos analíticos, poluição das águas, anatoxina-a(s), estresse oxidativo, enzimologia, agentes anticolinesterásicos, organofosforados, drogas de abuso. Membro do Comité de Ética em Pesquisa da PUC-Goiás desde 2015 e coordenadora desde julho de 2021. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Biomedicina da Faculdade da Polícia Militar desde agosto de 2019 e membro do Comité de Ética em Pesquisa da Faculdade da Polícia Militar desde fevereiro de 2021.
Membros
Prof. Dr. Luiz Carlos da Cunha
Doutor em Fármacos e Medicamentos Produção e Controle, pela FCF-USP de São Paulo. Mestre em Fármacos e Medicamentos Química e Biologia, pela FCF-USP de Ribeirão Preto. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás em 1989.Prof. TITULAR da UFG, com enfoque nas disciplinas Toxicologia Geral, Toxicologia Aplicada e Farmacocinética no Curso de Farmácia da UFG, desde 1991. Diretor da Faculdade de Farmácia da UFG (Desde 17/08/2022 até 16/08/2026). Fundador do Curso de Especialização em Toxicologia da UFG (1999-2006). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Tóxico-Farmacológicas da UFG (NEPET) e do Laboratório Multiusuário de Análises Químicas e Biológicas para Desenvolvimento e Inovação (LABFAR). Co-fundador e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFG (CEP-UFG) (2000-2009). Cofundador da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital das Clínicas da UFG, vinculada à Rede Nacional de Pesquisa Clínica (MS/DECIT), da qual foi membro do Comitê Gestor. Presidente da Associação Farmacêutica de Goiás (AFAGO), de 1997 a 2001. Membro do Comitê PIBIC da UFG (2002-2003). Presidente do XX Congresso Brasileiro de Toxicologia (CBTOX) da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTOX), em 2017.Consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Apoio à Pesquisa de Pernambuco (FACEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG). Representante da UFG no Conselho Superior da FAPEG (CONSUP) (2013-2015). Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFG (M/D), do qual foi Coordenador de 2015 a 2019.Orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG, PPGCS (M/D). Vice coordenador (2012-2015) e ex-orientador no Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica, PPGIF (D). Linhas de Pesquisa: 1. Toxicidade Experimental de produtos naturais e sintéticos; 2. Farmacocinética Experimental e Clínica de produtos naturais e sintéticos; 3. Toxicocinética.
Prof. Dra. Andrea Franco Amoras Magalhães
Atualmente, é Coordenadora do curso de Medicina do Centro Universitário Euroamericano (UNIEURO) – Brasília/DF e Médica Toxicologista do CIATOX-DF. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1991, possui Residência Médica em Clínica Médica pela mesma instituição (1994). Especializou-se em Toxicologia Clínica (2002) e Medicina do Trabalho (2005) pela UFPA e Universidade de Brasília (UnB), respectivamente. Obteve o título de Mestre em Ciências da Saúde pela UnB em 2005. Reconhecida como Especialista em Medicina do Trabalho pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) em 2007 e em Perícia Médica pela Universidade Gama Filho em 2011. Em 2015, conquistou o título de Especialista em Toxicologia Médica pela Associação Médica Brasileira (AMB). Em 2017, concluiu o Doutorado em Ciências da Saúde pela UnB. Atua nas áreas de Clínica Médica, Medicina do Trabalho, e Toxicologia Clínica e Ocupacional.
Prof. Dra. Carla Danielle Dias Costa
Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Assistência e Avaliação em Saúde (FF/UFG). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Bacharela em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás. Docente adjunta da Universidade de Rio Verde/ UNIRV – campus Formosa. Atualmente é coordenadora do curso de Biomedicina do Centro Universitário UNIEURO – Brasília/DF. Foi estagiária no Hospital da Polícia Militar do Estado de Goiás, HPMGO, Brasil. Trabalhou como docente da disciplina de toxicologia e fluidos biológicos na Faculdade Evangélica de Ceres, FECER, da disciplina de Toxicologia Geral e Bioquímica clínica na Faculdade de Piracanjuba, FAP, da disciplina de Práticas Funcionais no Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES, e da disciplina de Bioquímica, Patologia e Parasitologia na Universidade de Rio Verde, UNIRV. Trabalhou nos seguintes projetos de pesquisas: (1) Uso de álcool e outras drogas de abuso por servidores da secretaria de segurança pública do estado de goiás; (2) farmacocinética do ácido hidroxicítrico após administração do extrato seco de garcinia cambogia, em voluntários saudáveis em jejum e alimentados; e (3) doenças sexualmente transmissíveis, HIV-1, hepatites B e C e o uso de álcool e drogas de abuso em caminhoneiros que trafegam pela BR153 passando pelo Estado de Goiás no centro-oeste brasileiro
Dra. Sandra de Nazaré Costa Monteiro
Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (1999). Trabalhou por 20 anos no Centro de Tratamento Intensiva da Força Aérea Brasileira (Hospital de Aeronáutica de Belém (HAB) e Hospital de Aeronáutica de Brasília (HFAB). Na secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU192) desde 2009, tendo exercido atividades no Núcleo de Educação em Urgências, Central de Regulação em Urgências, Serviço Aeromédico em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Projeto SAMUZINHO e Centro de Trauma do HBDF. Há 05 anos vem atuando no Centro de Informação e Assistência Toxicológica – CIATOX/DF. Possui experiência na área docente com metodologias ativas do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS (2015 – 2018). Na área assistencial possui experiência com enfermagem em urgência e emergência, cirúrgica, terapia intensiva e em cuidados que envolvam estomias, feridas e incontinências. É pós-graduada em enfermagem cirúrgica modalidade residência pelo Hospital Ofir Loiola (2001), Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade do Estado do Pará (2004), e Enfermagem em Estomaterapia (2011) pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em enfermagem (2013), e Doutora em Ciências da Saúde ambas pela UnB (2022). É estomaterapeuta TiSOBEST, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Estomaterapia (2011). Membro efetivo da câmara técnica de feridas, estomias e incontinências da SES/DF (2025) e Membro do grupo de trabalho de toxicologia clínica (2025).
Vilma Del Lama
Graduada em Farmácia Bioquímica pela UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Tem especialização na área de vigilância sanitária. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS. Trabalhou durante 25 anos na área de laboratório de análises clínicas, sendo os últimos 7 anos com foco nas análises toxicológicas. Trabalhou com desenvolvimento de métodos técnicos para análises laboratoriais na Johnson&Johnson e Imutech Diagnósticos. Dentro da Secretaria de Saúde do DF, atuou nos laboratórios de toxicologia e gerência de qualidade. Atualmente está lotada no Centro de Informação e Assistência Toxicológica CIATOX-SAMU-DF, atuando em toxicologia clínica, análise de dados dos atendimentos, divulgação do serviço para a comunidade e profissionais da saúde em toxicologia com orientação de trabalhos científicos.
Ms. Débora de Sousa Bandeira
Possui mais de 10 anos de experiência como consultora técnica do Ministério da Saúde, atuando na área de vigilância em saúde ambiental, com foco na temática das intoxicações por produtos químicos na população brasileira. Desenvolve atividades relacionadas à análise de dados de situação de saúde, produção de documentos técnicos, elaboração de estratégias de prevenção e apoio à gestão de políticas públicas de saúde. É mestre em Vigilância e Controle de Vetores pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), título obtido em 2025, além de especialista em Malacologia de Vetores (2014) e em Avaliação em Saúde (2016), pela mesma instituição. Concluiu a especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2012 e é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (UNIMAR) em 2001.
Prof. Dra Sayonara FooK
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba (1984), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Atualmente, é professora Associada D, do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e coordena o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIATox-CG)/UEPB. Além de vice-diretora da Associação Brasileira de Centros de Informação Toxicológica (ABRACIT) e curadora do Laboratório de Identificação de Animais Peçonhentos e Plantas (LAPTox)/UEPB. Na graduação é professora de Toxicologia Clínica. Na Pós-graduação, no mestrado em Saúde Pública ministra a disciplina, Avaliação de Sistemas de Informação em Saúde. Tem experiência em Toxicologia Clínica, com ênfase em Vigilância e Assistência das Intoxicações e Acidentes por Animais Peçonhentos e Plantas. Faz parte do Conselho Consultivo e do Grupo Especializado em Toxicologia Clínica da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox).